conferencia-cisoc-conferennce-6-12-2023-lisbon-iscte

IMPACTO SOCIAL:
AS PESSOAS NO CENTRO
DAS ORGANIZAÇÕES CULTURAIS

6  de dezembro 2023

Lisboa: Iscte

ENQUADRAMENTO

A ação das organizações culturais gera impactos sociais que podem responder a necessidades, transformar e beneficiar a sociedade. Os impactos alargam a participação cultural, promovem conexões cívicas, fortalecem o conhecimento, reforçam as articulações com o sistema educativo e contribuem para a mudança. Contudo, é ainda insuficiente a avaliação do impacto social nas organizações culturais, carentes de instrumentos de gestão que apoiem o desenho de estratégias baseadas em dados e indicadores.

Dia 6 de dezembro de 2023, no Grande Auditório do Iscte, em Lisboa, realizar-se-á a conferência internacional Impacto social: as pessoas no centro das organizações culturais.
São organizadores da conferência o Plano Nacional das Artes e o Observatório Português das Atividades Culturais (CIES-Iscte), em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, o ICOM Portugal, o Museu de Lisboa, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23.

OBJETIVOS

A conferência visa apresentar e discutir criticamente o Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC), uma medida de política pública do Plano Estratégico do Plano Nacional das Artes. É um novo instrumento de apoio ao planeamento e à autoavaliação das organizações culturais que ajuda a identificar as suas necessidades e potencialidades, bem como a analisar e a monitorizar os resultados atingidos.

A conferência constitui um momento de partilha pública dos princípios, conceitos, temas e metodologias em que se estrutura o CISOC e das opções tomadas, em confronto com ideias e práticas no âmbito dos impactos sociais da cultura, de forma a encontrar caminhos conjuntos para a sua implementação.
A língua da conferência é o português, com duas apresentações em inglês e uma em espanhol e tradução simultânea para língua gestual portuguesa.
Tem um formato híbrido, presencial e digital, com transmissão à distância traduzida para inglês.

Os seus principais destinatários são decisores políticos; dirigentes e técnicos do setor cultural, de instituições patrimoniais e de criação e produção artística, designadamente museus, monumentos, bibliotecas, arquivos, teatros, cineteatros, centros de arte e centros culturais; investigadores; membros de organizações do terceiro setor; professores e estudantes.
A conferência é acreditada para docentes pelo CFAE A23. A participação é gratuita.