Em caso de dificuldade de visualização, poderá aceder à Newsletter no site do PNA. Newsletter
 BIENAL CULTURA EDUCAÇÃO #1  
retrovisor: uma história do futuro

A Bienal Cultura e Educação #1 resulta de um trabalho a duas mãos, a do Plano Nacional das Artes e a das estruturas, instituições e escolas espalhadas por todo o território nacional. Este trabalho prévio, construído durante um ano, ergueu uma Bienal de arte(s), cultura(s) e património(s), dirigida aos jovens e às crianças (feita com eles e não simplesmente para eles), mas que quer também alimentar a infância e juventude de todas as idades. A apresentação pública desta Bienal, que teve início em março e termina em junho deste ano, aconteceu no Centro Cultural de Belém, no passado dia 23 de março, e contou com a presença dos Ministros da Educação e da Cultura e do Comissário do PNA. A extensa programação da Bienal está já online (bienalculturaeducacao.org) para que todos usufruam desta festa, que inclui as mais variadas áreas artísticas.

 MOCHILA CULTURAL
Apresentação do Roteiro “Livro-objeto”

No próximo dia 31 de março, a Mochila Cultural Digital, que viaja até à Biblioteca de Alcântara para se juntar aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, celebra a Semana da Leitura e o Dia Internacional do Livro Infantil. A partir da leitura do livro Onde vivem os monstros? de Maurice Sendak e de um roteiro-vídeo de aprendizagem, ensina-se a construir um livro de tiras, onde se desenham e reescrevem histórias.
Estarão presentes a Comissária e a Subcomissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Regina Duarte e Andreia Brites, respetivamente, o Comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, e a Diretora da Biblioteca de Alcântara, Ana Santos, entre outros intervenientes.
Às 10h00 (09h00 nos Açores) inicia-se a sessão presencialmente e em streaming no canal Youtube da DGEstE - Ministério da Educação. Todos estão convidados!

 COLABORAÇÃO 
Programa Frutos, Odisseia Nacional
do Teatro D. Maria II

Em 2023, o Plano Nacional das Artes associou-se à Odisseia Nacional, iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, com o objetivo de promover ações pedagógicas, dirigidas a todos os ciclos de ensino, para aproximar as gerações mais jovens das artes performativas e fomentar o pensamento crítico e a participação cultural.
O programa que desenvolve esta vertente da Odisseia Nacional chama-se Frutos e percorrerá escolas por todo o país. Destina-se exclusivamente ao público escolar e mobiliza diversas áreas do currículo através de atividades que integram formação de docentes, visitas encenadas a Teatros, residências artísticas ou a coconstrução de projetos artísticos, com uma forte componente de artivismo e de cidadania cultural.

ACADEMIA

“Cultura Educação: Caminhos da Democracia”

No dia 20 de março, o Plano Nacional das Artes, em colaboração com a CIM do Médio Tejo e a Rede de Museus do Médio Tejo, realizou, no auditório da Câmara Municipal de Ourém, o Seminário “Cultura Educação: Caminhos da Democracia”.
Esta iniciativa, que visou contribuir para uma colaboração sistémica entre os profissionais da cultura e da educação, para a constituição de redes de trabalho entre professores, dirigentes e técnicos e para a construção de uma gestão curricular integradora, contou com a presença de 60 mediadores culturais e técnicos dos municípios do Médio Tejo. Os temas abordados, ligados às políticas culturais e educativas e ao compromisso social das organizações culturais, ao entendimento de uma pedagogia assente em metodologias ativas e à capacidade de todos poderem intervir no seu meio, permitiram compreender as escolas como polos culturais e as comunidades como territórios educativos, valorizando, assim, a componente local do currículo e a promoção da democracia cultural.

ARTISTA RESIDENTE

Território como espaço de aprendizagem
e desenvolvimento humano

Território como espaço de aprendizagem e desenvolvimento humano é o nome do Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas de Colos, em Odemira. No âmbito do programa Indisciplinar a Escola, enquadrado na medida Projeto Artista Residente, que decorreu de setembro a dezembro de 2022, os artistas Pavel Tavares e Natália Lis encheram a escola de imagens e dança. Os elementos da comunidade educativa foram criando um cenário, um pensamento, um espaço, todos relacionados com o território. Sob a orientação da bailarina Natália Lis, um grupo de professores, uma aluna, uma assistente operacional e alguns encarregados de educação desenharam ainda uma coreografia que foi filmada num espaço do concelho de Odemira. Por fim, os artistas criaram um filme que documenta a sua visão do Agrupamento de Escolas de Colos, um testemunho cultural com a participação da comunidade educativa, que fica na memória de cada um e que cada um pode saborear.

 

ENTREVISTA

Entrevista a Kathi Stertzig e Álbio Nascimento,
designers de produto

Kathi Stertzig nasceu em Hanôver em 1977 e cresceu numa pequena cidade no norte da Alemanha, de onde saiu aos 18 anos para estudar Carpintaria, apaixonada pelas artes que são feitas com as mãos. O portefólio ali construído permitiu-lhe a entrada na escola Fachhochschule Hannover para estudar Design de Interiores. Em Milão, num ano de programa Erasmus, a vida cruzou-a com Álbio Nascimento, também nascido em 1977, em Faro. Álbio tinha saído recentemente da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, onde estudara Design de Equipamento. Álbio e Kathi viveram, estudaram e trabalharam como designers e professores em Itália, na Holanda, na Bélgica e na Alemanha e em 2015 mudaram-se para Lisboa. São cofundadores do The Home Project Design Studio e criadores do projeto Origem Comum.

Leia na íntegra a entrevista.

Registos de atividades desenvolvidas no âmbito Indisciplinar a Escola.
Caso pretenda subscrever a newsletter siga este link.
Em caso de dificuldade de visualização, poderá aceder à Newsletter no site do PNA. Newsletter
Facebook
https://www.pna.gov.pt
Email
Instagram
 Copyright © PNA, All rights reserved.
e-mail: info@pna.gov.pt
Want to change how you receive these emails?