O Portefólio da Academia PNA apresenta um conjunto de ações de formação que foram concebidas por artistas e especialistas, mobilizando as artes e o património nos programas das diferentes áreas científicas curriculares – integrando saberes e promovendo a conceção e realização de projetos inter/transdiciplinares, com foco nas aprendizagens e no desenvolvimento das competências enunciadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Com estas ações de formação, pretende-se ampliar o impacto da cultura na aprendizagem, formal e não formal, e apoiar os docentes, possibilitando maior articulação de conteúdos e competências entre as diferentes áreas curriculares, promovendo o acesso a múltiplas manifestações e linguagens artísticas.

 

Este Portefólio dirige-se a um público alvo diversificado, pois parte-se do pressuposto que a escola é um polo cultural e todo o território é território educativo. Assim, pretende-se proporcionar a capacitação a diversos agentes educativos: professores, educadores, técnicos da educação e cultura e criadores/mediadores culturais.

 

A integração do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) no PNA implicou incluir uma oferta formativa dirigida ás áreas curriculares de Educação Estética e Artística da Educação Pré Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, não deixando no entanto, de ter presente as premissas e valores do PNA, promovendo o papel transformador de práticas pedagógicas das artes, no contexto da politica educativa.

 

As Ações de Formação são acreditadas, em regime presencial, e-learnig e b-learning e na modalidade de cursos/oficinas de formação e ações de curta duração, sendo realizadas em parceria com os Centros de Formação de Associação de Escolas e outros parceiros, como organizações culturais e autarquias.

Portefólio