Porque “educar não é encher um copo, mas acender uma chama” (Aristófanes), acreditamos que as artes, o património e a cultura podem promover uma aprendizagem associada ao prazer, ao jogo, à experimentação e à criatividade. Emocionar-se e divertir-se não podem estar em oposição a aprender e a conhecer. 

Nesse sentido, reunimos nesta página recursos educativos transdisciplinares – ou mesmo, indisciplinares, cruzando as artes, o património e a cultura com as diferentes áreas científicas curriculares – para apoiar o trabalho dos professores, pais e alunos, e permitindo uma aprendizagem mais integrada dos conhecimentos e competências.

Procuraremos, com a criação de mais recursos educativos, fomentar a colaboração entre agentes culturais, artísticos e a comunidade educativa e mobilizar as artes nas escolas como recurso para as diferentes disciplinas.

Queremos, deste modo, assegurar a centralidade das artes e do património na formação dos alunos – porque a educação só será completa se integrar a dimensão cultural e artística.

Pré-Escolar

1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

3º Ciclo do Ensino Básico

Ensino Secundário