Princípios: 

Se educar é preparar para o futuro (que não existe e que não conhecemos), é necessário que a educação prepare para o desconhecido, não apenas para o que já se sabe como certo. As artes são, neste contexto, um modo de alimentar a imaginação e a criatividade. 

Numa sociedade que enfrenta desafios tão complexos e divergentes, as competências emocionais, sociais, criativas e críticas que as artes proporcionam poderão ser um instrumento essencial de adaptação a esse mundo que virá.

As disciplinas fragmentadas e fechadas em si não permitem a compreensão da complexidade do mundo. A proximidade e familiaridade com as artes e os processos criativos poderão incentivar dinâmicas transdisciplinares, indisciplinares, cruzando e integrando os conhecimentos apreendidos nas várias disciplinas. 

A Academia capacita a Escola para se assumir como polo cultural e os centros culturais como territórios educativos.

 

Com foco nas crianças e jovens, no seu papel interveniente e participativo para exercício da cidadania, o Portefólio da Academia PNA apresenta um conjunto de ações de formação que articulam a pedagogia das artes e patrimónios com a política educativa e os desafios da sociedade contemporânea, estimulando a capacitação de agentes educativos e culturais e formadores (investigadores, artistas, especialistas).

 

A Academia assume a inclusão e a aprendizagem crítica e criativa como focos prioritários da sua ação. Para tal estabelece conexões transdisciplinares com as artes e as culturas que permitem abordar a complexidade do mundo, reconhecendo a diversidade cultural como força das sociedades humanas e recusando o receio pelas diferenças. 

Tendo como público-alvo professores, técnicos de educação e cultura, mediadores e criadores culturais, fomenta-se a articulação/colaboração entre agentes educativos, garantindo uma capacitação agregadora, capaz de ajudar os docentes a ultrapassar e a lidar com o presente, a promover aprendizagens significativas para a cidadania ativa e o desenvolvimento de competências de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

Objetivos:

Ampliar o poder indisciplinador das artes e dos patrimónios, inquietando, desarrumando e pondo em causa a ordem e certezas habituais; 

Apoiar os agentes educativos, possibilitando uma gestão curricular com maior articulação de conteúdos e competências nas diferentes áreas curriculares; 

Diversificar e inovar as práticas pedagógicas; 

Apostar em novos modelos de formação e desenvolvimento de agentes educativos;

Contribuir para o enriquecimento cultural, artístico e patrimonial dos agentes educativos.