Princípios:
• Se educar é preparar para o futuro (que não existe e que não conhecemos), é necessário que a educação prepare para o desconhecido, não apenas para o que já se sabe como certo. As artes são, neste contexto, um modo de alimentar a imaginação e a criatividade.
• Numa sociedade que enfrenta desafios tão complexos e divergentes, as competências emocionais, sociais, criativas e críticas que as artes proporcionam poderão ser um instrumento essencial de adaptação a esse mundo que virá.
• As disciplinas fragmentadas e fechadas em si não permitem a compreensão da complexidade do mundo. A proximidade e familiaridade com as artes e os processos criativos poderão incentivar dinâmicas transdisciplinares, indisciplinares, cruzando e integrando os conhecimentos apreendidos nas várias disciplinas.
• A Academia capacita a Escola para se assumir como polo cultural e os centros culturais como territórios educativos.
Com foco nas crianças e jovens, no seu papel interveniente e participativo para exercício da cidadania, o Portefólio da Academia PNA apresenta um conjunto de ações de formação que articulam a pedagogia das artes e patrimónios com a política educativa e os desafios da sociedade contemporânea, estimulando a capacitação de agentes educativos e culturais e formadores (investigadores, artistas, especialistas).
A Academia assume a inclusão e a aprendizagem crítica e criativa como focos prioritários da sua ação. Para tal estabelece conexões transdisciplinares com as artes e as culturas que permitem abordar a complexidade do mundo, reconhecendo a diversidade cultural como força das sociedades humanas e recusando o receio pelas diferenças.
Tendo como público-alvo professores, técnicos de educação e cultura, mediadores e criadores culturais, fomenta-se a articulação/colaboração entre agentes educativos, garantindo uma capacitação agregadora, capaz de ajudar os docentes a ultrapassar e a lidar com o presente, a promover aprendizagens significativas para a cidadania ativa e o desenvolvimento de competências de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Objetivos:
• Ampliar o poder indisciplinador das artes e dos patrimónios, inquietando, desarrumando e pondo em causa a ordem e certezas habituais;
• Apoiar os agentes educativos, possibilitando uma gestão curricular com maior articulação de conteúdos e competências nas diferentes áreas curriculares;
• Diversificar e inovar as práticas pedagógicas;
• Apostar em novos modelos de formação e desenvolvimento de agentes educativos;
• Contribuir para o enriquecimento cultural, artístico e patrimonial dos agentes educativos.