A Academia PNA reflete um modelo de formação, pensado e alinhado com o Manifesto do Plano Nacional das Artes.

Visamos a capacitação dos professores, coordenadores dos Projetos Culturais de Escola, técnicos municipais, mediadores e criadores culturais para a mobilização das artes e do património na Educação formal e não formal, num contexto de aprendizagem ao longo da vida.

 

No âmbito da formação contínua de docentes a Academia do PNA, em articulação com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE), desenvolve esforços para a acreditação e operacionalização de ações de formação nas várias modalidades, contribuindo para a territorialização das políticas públicas de educação e cultura.

 

Valorizamos a interdisciplinaridade, a integração de saberes, a mobilização do saber em ação e a Educação para a Cidadania na formação das crianças e jovens portugueses, de forma contextualizada, com o desenvolvimento de competências no âmbito do Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

 

Enunciam-se, de seguida, um conjunto de informações relevantes para o público alvo da formação e para as entidades acreditadas que podem promover formação.

De um modo mais imediato, aos CFAE’s e outras instituições que as possam oferecer/operacionalizar, sendo dirigidas a educadores e professores do Ensino Básico e Secundário, pessoal não docente, técnicos municipais, mediadores e agentes culturais.

De acordo com o artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, as ações de formação contínua dirigidas aos docentes são acreditadas e abrangem as seguintes modalidades:

  1. Cursos de formação: 12 a 50 horas presenciais (máximo de 30 formandos);
  2. Oficinas de formação: 12 a 50 horas presenciais e um número de horas equivalente de trabalho autónomo (5 a 20 formandos);
  3. Círculos de estudos: mínimo de 12 horas (5 a 10 formandos);
  4. Ações de curta duração: entre 3 a 6 horas (seminários, conferências, jornadas temáticas e outros eventos de cariz científico e pedagógico relevam para os efeitos previsto no ECD);

O regime de funcionamento é diverso, podendo ser presencial, e-learning ou b-learning. Face à atual situação de saúde pública existe autorização excecional do CCPFC para que as várias modalidades se concretizem online evitando-se o contacto presencial neste contexto de pandemia.

Estas ações de formação são divulgadas nos sites dos CFAE, nas instituições culturais ou outras que as promovem e no website do PNA.

A inscrição nestas ações de formação terá de ser efetuada junto do CFAE onde foi desenvolvido o processo de acreditação. Encontra esta informação na ficha da ação de formação associada ao respetivo link de divulgação no site PNA. Pode sempre recorrer, previamente, ao PNA através do endereço de email info@pna.gov.pt, garantindo todo o apoio na inscrição.

Todos os CFAE podem disponibilizar as ações de formação do portfolio da Academia PNA, articuladamente com a nossa equipa técnica, mediante pedido de cedência a outros CFAE que já desenvolveram o processo de acreditação ou apresentando propostas para o endereço de email info@pna.gov.pt.

Não.
Todas as entidades interessadas são bem-vindas: estabelecimentos de Ensino Superior, associações profissionais, científicas e/ou culturais, institutos e organismos públicos, organizações sindicais, autarquias ou outras entidades em função do respetivo público alvo (docentes, técnicos municipais, mediadores e criadores culturais) seguindo os procedimentos acima descritos.

CFAE

Contacto

CFAE Educatis – Benavente

educatis@centroeducatis.net
gestao@centroeducatis.net

CFAE A23 – Entroncamento

centroa23@cfa23.pt 

CFAE Concelho de Almada – Almada

almadaforma@aecaparica.pt

CFAE Pero Alenquer – Alenquer

cf.peroalenquer@gmail.com

CFAE Francisco de Holanda – Guimarães

cfaecffh@gmail.com

CFAE Concelho da Amadora – Amadora

geral@cfaeca.org

CFAE Rómulo de Carvalho – Mafra

cfaerc.dir@gmail.com

CFAE Leziria Oeste – Azambuja

cfae.leziria.oeste@gmail.com

CFAE Ria Formosa – Faro

cffaro@aejdfaro.pt

CFAE Margens do Guadiana – Beja

cfmguadiana@gmail.com

CFAE Levante Algarvio – Vila Real de Santo António

cfaelevantealgarvio@aevrsa.com

CFAE Beatriz Serpa Branco – Évora

beatrizserpabranco@gmail.com

CFAE Terras do Montado – Mértola

cfae.terrasdomontado@gmail.com

CFAE CEFOPNA – Portalegre

cefopna@gmail.com

CFAE Margua – Vila Viçosa

cfmargua@gmail.com

CFAE Bragança Norte – Bragança

cfaebn@sapo.pt

CFAE Oeiras – Oeiras

cfeco.oeiras@gmail.com

CFAE Leirimar – Leiria

cfae.leirimar@gmail.com

CFAE Sousa Nascente – Lousada

cfsn@cfaesousanascente.org
cfaesousanascente@gmail.com

CFAE Beira Mar – Figueira da Foz

cfaebeiramar@esjcff.pt

CFAE Templários – Tomar

centro.templarios@mail.telepac.pt

  1. Enquadramento do Portefólio da Academia PNA

Aviso  n.º POCH-I4-2022-02

  1. Considerando que o aviso n.º POCH-I4-2022-02é aberto ao abrigo do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030 e enquadra-se no Eixo Prioritário 4 – Qualidade e Inovação do Sistema de Educação e Formação – do PO CH, na tipologia de operação que promove a formação contínua de docentes e outros agentes de educação e formação. São admitidas ações no âmbito da formação contínua de docentes e tutores da formação em contexto de trabalho e com a formação de gestores escolares e outros agentes do sistema de educação que exercem a sua atividade em escolas. São consideradas elegíveis as seguintes ações específicas inseridas no “Plano integrado para a recuperação das aprendizagens”:
  • Recuperar com Matemática;
  • Recuperar incluindo;
  • Capacitar para avaliar;
  • Formação para pessoal docente e não docente.
  1. Considerando que o Portefólio da Academia PNA apresenta cursos, oficinas de formação e ações de formação de curta duração, que visam capacitar os agentes educativos, mediante a ampliação do impacto da cultura nas aprendizagens, formais e não formais, possibilitando maior articulação de conteúdos, mobilização de saber em ação e desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO, através do acesso a manifestações e múltiplas linguagens artísticas.
  2. Considerando que – O Plano integrado para a recuperação das Aprendizagens-, no seu ponto 3.6 – Recuperar com Arte e Humanidades, aponta as artes e as humanidades como um instrumento fundamental no processo de recuperação e mitigação dos efeitos da pandemia.
  3. Considerando que a capacitação de docentes no âmbito da pedagogia das artes, patrimónios e culturas é fundamental na gestão da mudança necessária à introdução de novas metodologias que promovam a recuperação das aprendizagens, transformando a escola em polo cultural e toda a comunidade em território educativo.

  1. Considerando que o Portefólio da Academia disponibiliza ações de formação especificas nas áreas do aviso em apreço:

1- Recuperar com Matemática;

2- Recuperar incluindo;

3-Formação para pessoal docente e não docente

Tendo em vista facilitar a fundamentação, para a integração do Portefólio da Academia PNA, na candidatura expressa no Aviso em apreço, apresenta-se a seguinte distribuição das ações pelos 3 pontos, referidos supra, de acordo com a numeração de ações inscritas no Portefólio Academia PNA, onde podem encontrar as caraterísticas principais e âmbito das ações de formação:

  • Recuperar com Matemática

Cursos e Oficinas de formação

1- Arte e Matemática – Presencial

2-Arte e matemática – E-learning

 

  • Recuperar incluindo

 

Cursos e Oficinas de formação

7- Dar voz, pensar, ouvir e fazer parte-Filosofia, Cidadania, Arte e Cultura

10- Aqui eu conto! – Práticas Teatrais para o Ensino-Aprendizagem do Português Língua Não Materna

13 – Voz criativa, leitura cooperativa – inteligência emocional e expressão oral diversificada

17- Dança Criativa e Teatro na Educação

21 – Semiótica da cozinha – Geometrias do corpo: arte, identidade e género

23 – Surreal.mente: olhar de novo escola através da arte e da inovação social

25 – Cidadania, Género e Arte – artistas portuguesas 1900-2020 – Presencial

26 – Cidadania, Género e Arte – artistas portuguesas 1900-2020 – E-Learning

29 – A performance e a imagem como espaço de transgressão

37 – Prática cidadã do aluno através da arte dentro e fora da sala de aula

 

ACD’s

  • Geração Soma – projeto artístico inclusivo em contexto escola

11- A prática docente de Joseph Beuys: Escultura social em intervenções artísticas sócio educativas

12- Rodas dialéticas: o bárbaro é sempre o outro, o outro somos nós

3-Formação para pessoal docente e não docente

 

Neste ponto incluem-se as restantes ações de formação do Portefólio da Academia PNA, pois todas elas contribuem, de forma inovadora e diferenciadora, para a capacitação de pessoal docente e algumas do não docente, em áreas críticas para o acompanhamento dos alunos no âmbito do PAR 21|23 Escola+, tendo por finalidades transversais: contribuir para a implementação da flexibilidade curricular, promover o sucesso escolar e a cidadania ativa e fomentar o desenvolvimento de competências inscritas no PASEO.

  1. Reprogramação da candidatura relativa à transição digital
  2. Considerando, ainda, a possibilidade de reprogramação da candidatura relativa à formação na área da transição digital, também, encontram no portefólio da Academia PNA, cursos, oficinas e ações de curta duração na área da transição digital:

Cursos e Oficinas de formação

2-Arte e matemática – E-learning

3- Educação para o Cinema

22 – Comunicar sem distância

26 – Cidadania, Género e Arte – artistas portuguesas 1900-2020 – E-Learning

27 – Liderança escolar, Cidadania cultural e transformação digital

30 – Arte e Transformação digital

31- Arte, imagem e texto na transição digital

36 – Aprender e ensinar através da arte cinematográfica- da exploração didática até a produção

ACD

1- Mediação online em tempo real – Práticas criativas com ferramentas digitais.