OBJETIVOS
Aproveitar o poder criativo e indisciplinador das artes para alterar o sistema de ensino, tornando-o mais transdisciplinar e aberto a diferentes perfis de aprendizagem
Contribuir para o sucesso escolar, o desenvolvimento pessoal, o prosseguimento de estudos e a integração na vida ativa
Fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes, para desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que contribuam para um currículo integrador, assente na gestão consolidada do conhecimento e da experiência cultural Interligar a escola ao contexto social envolvente
Promover o reconhecimento do valor das diferenças culturais e do diálogo entre culturas, a diversidade de vozes, territórios e recursos
Apoiar as iniciativas que estimulem a criação individual e coletiva, nas suas múltiplas formas e expressões, juntando artistas e não artistas
Criar uma plataforma online (portal PNA) para reunir informação, mapear e dar a conhecer a oferta de ArteEducação e Arte-Comunidade em território nacional
Incrementar a circulação de projetos e obras de ArteEducação e Arte-Comunidade no território nacional, para que possam ser fruídas por um maior número de cidadãos
Conectar instituições, artistas, projetos e obras Produzir recursos pedagógicos e disponibilizá-los através de plataformas digitais
programaS
I. INDISCIPLINAR A ESCOLA
II. km2: arte E COMUNIDADE
III.360º COMUNICAR
Garantir o acesso às artes de todos os cidadãos, incentivando a participação ativa e distinta de cada um Propor a presença das artes nas escolas de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas Atender à especificidade do local, às diferentes comunidades e aos agentes que aí já trabalham Divulgar as ações, mapeando e comunicando a sua existência
I. INDISCIPLINAR A ESCOLA
Reforçar a identidade de cada agrupamento de escolas considerando o seu contexto territorial, social e cultural
Articular a escola, o currículo, os conteúdos, o território, a comunidade, o património e a cultura local
Reforçar a identidade de cada agrupamento de escolas considerando o seu contexto territorial, social e cultural
Articular a escola, o currículo, os conteúdos, o território, a comunidade, o património e a cultura local
Promover uma escola conectada, aberta e criativa, em linha com: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável_ONU
Objetivos para a Educação 2030_OCDE
Carta do Conselho da Europa sobre Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos
Recomendações da UNESCO sobre a centralidade da arte e do património na educação e na vida comunitária
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Matrizes curriculares aprovadas pelo Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho
Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de Julho, sobre Educação Inclusiva Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
II. KM2: ARTE E COMUNIDADE
Dar voz às pessoas, organizações e comunidades, responsabilizando-as pelo seu Km2 cultural
Contribuir para a valorização e coesão do território
Impulsionar projetos de cocriação entre artistas e comunidades, em particular populações mais vulneráveis
Promover o envolvimento da comunidade educativa com a comunidade local
Divulgar boas práticas nas áreas de ação do plano
Proporcionar o diálogo entre artistas, estudantes de artes e o património cultural das regiões do interior do país, envolvendo as comunidades locais
III. 360º COMUNICAR
Elaborar e executar o Plano de Comunicação do PNA
Criar uma plataforma de divulgação e mapeamento de propostas artísticas e culturais com dimensão social e educativa
Conectar instituições
Disponibilizar recursos pedagógicos
Promover a circulação de projetos artísticos
Inventariar a programação de educação cultural e artística existente em cada concelho/autarquia