OBJETIVOS

Aproveitar o poder criativo e indisciplinador das artes para alterar o sistema de ensino, tornando-o mais transdisciplinar e aberto a diferentes perfis de aprendizagem

Contribuir para o sucesso escolar, o desenvolvimento pessoal, o prosseguimento de estudos e a integração na vida ativa

Fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes, para desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que contribuam para um currículo integrador, assente na gestão consolidada do conhecimento e da experiência cultural Interligar a escola ao contexto social envolvente

Promover o reconhecimento do valor das diferenças culturais e do diálogo entre culturas, a diversidade de vozes, territórios e recursos

Apoiar as iniciativas que estimulem a criação individual e coletiva, nas suas múltiplas formas e expressões, juntando artistas e não artistas

Criar uma plataforma online (portal PNA) para reunir informação, mapear e dar a conhecer a oferta de ArteEducação e Arte-Comunidade em território nacional

Incrementar a circulação de projetos e obras de ArteEducação e Arte-Comunidade no território nacional, para que possam ser fruídas por um maior número de cidadãos

Conectar instituições, artistas, projetos e obras Produzir recursos pedagógicos e disponibilizá-los através de plataformas digitais

programaS

I. INDISCIPLINAR A ESCOLA
II. km2: arte E COMUNIDADE
III.360º COMUNICAR

Garantir o acesso às artes de todos os cidadãos, incentivando a participação ativa e distinta de cada um Propor a presença das artes nas escolas de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas Atender à especificidade do local, às diferentes comunidades e aos agentes que aí já trabalham Divulgar as ações, mapeando e comunicando a sua existência

I. INDISCIPLINAR A ESCOLA

Reforçar a identidade de cada agrupamento de escolas considerando o seu contexto territorial, social e cultural 

Articular a escola, o currículo, os conteúdos, o território, a comunidade, o património e a cultura local

Reforçar a identidade de cada agrupamento de escolas considerando o seu contexto territorial, social e cultural 

Articular a escola, o currículo, os conteúdos, o território, a comunidade, o património e a cultura local

Promover uma escola conectada, aberta e criativa, em linha com: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável_ONU 

Objetivos para a Educação 2030_OCDE 

Carta do Conselho da Europa sobre Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos 

Recomendações da UNESCO sobre a centralidade da arte e do património na educação e na vida comunitária

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória 

Matrizes curriculares aprovadas pelo Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho

Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de Julho, sobre Educação Inclusiva Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

II. KM2: ARTE E COMUNIDADE

Dar voz às pessoas, organizações e comunidades, responsabilizando-as pelo seu Km2 cultural 

Contribuir para a valorização e coesão do território 

Impulsionar projetos de cocriação entre artistas e comunidades, em particular populações mais vulneráveis 

Promover o envolvimento da comunidade educativa com a comunidade local 

Divulgar boas práticas nas áreas de ação do plano 

Proporcionar o diálogo entre artistas, estudantes de artes e o património cultural das regiões do interior do país, envolvendo as comunidades locais

III. 360º COMUNICAR

Elaborar e executar o Plano de Comunicação do PNA 

Criar uma plataforma de divulgação e mapeamento de propostas artísticas e culturais com dimensão social e educativa 

Conectar instituições 

Disponibilizar recursos pedagógicos

Promover a circulação de projetos artísticos 

Inventariar a programação de educação cultural e artística existente em cada concelho/autarquia

CONHEÇA AS MEDIDAS E AÇÕES DO EIXO C: EDUCAÇÃO E ACESSO