A Academia PNA difunde o poder criativo e indisciplinador das manifestações artísticas e patrimoniais na escola e na ação educativa, tornando-a mais transdisciplinar e inclusiva.
As Ações de Formação aqui propostas aos Centros de Formação de Associação de Escolas foram concebidas por artistas e especialistas, pretendem capacitar professores, educadores, criadores e mediadores culturais para mobilizarem as artes e o património nos programas das diferentes áreas científicas curriculares – ajudando a desenvolver a sensibilidade estética, o reconhecimento das manifestações culturais e o pensamento crítico e criativo.
Com estas propostas, queremos ampliar o impacto da cultura no ensino e na aprendizagem, formal e não formal, e apoiar os docentes na sua lecionação: possibilitando maior articulação de conteúdos e competências nas diferentes áreas, o acesso a múltiplas linguagens artísticas e enriquecendo os seus referentes.
As Ações de Formação são acreditadas, em formato digital e presencial, e serão realizadas em parceria com os Centros de Formação de Associação de Escolas, existentes em todo o país.
Cursos e Oficinas de Formação
SURREAL.MENTE: olhar de novo escola através da arte e da inovação social.
Por Inês Gonçalves Moreira de Azevedo e Joana Conceição Vaz Rainha Mateus
Propõe-se um trabalho colaborativo e interdisciplinar, que incorpora novos códigos visuais e sensitivos, promotor de um entendimento transversal do currículo e fomentador de práticas renovadas e propositadas.
Árvore dos Patrimónios
Por Susana Bicho
Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas folhas, à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores das nossas identidades.
CURARE-CURADORIA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO : espaços entre a curadoria e o ensino-aprendizagem
Por Hugo Barata
A curadoria, hoje, procura expandir-se para além da conceção e realização de exposições, de forma a re-imaginar universos pessoais, fundamentar laços comunitários, assim como criar plataformas de ativismo social.
LIDERANÇA ESCOLAR, CIDADANIA, CULTURA e TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Por Maria Luisa Oliveira; Maria Adelaide Franco; Margarida Mestre; Helena Marujo; Generosa do Nascimento
As lideranças de uma escola têm um papel determinante na promoção das condições e sinergias que proporcionam às respetivas comunidades educativas.
DAR VOZ, PENSAR, OUVIR E FAZER PARTE-Filosofia, Cidadania, Arte e Cultura
Por Rita Pedro.
Contribuir para o sucesso escolar e bem-estar das crianças migrantes oriundas de vários contextos socioculturais, invertendo a sua situação de vulnerabilidade e tornando a sua presença participativa enquanto fator de inclusão.
Cultura é Educação
Por Madalena Wallenstein.
A conceção da ação tomou como horizonte tangível as transformações educativas propostas por terceiros (Autonomia e Flexibilidade Curricular), a partir de um diálogo e experiência que se inscreve no campo da prática e no/com um contexto específico (Escola), projetando um debate comum ao nível da filosofia da educação e cultura.
Dança na Flexibilidade
Por Shilá Fernandes.
Na dança são trabalhadas todas as áreas do perfil dos alunos, conhecimentos capacidades e atitudes tendo impacto em todos os descritores. Como uma forma de arte deve ser ensinada através da experimentação, composição, interpretação e visualização/fruição de composições/coreografias. Esta ação pretende colmatar uma necessidade de formação específica desta matéria por parte dos docentes de educação Física.
Práticas Teatrais para o Ensino-Aprendizagem do Português Língua Não Materna
Por Sofia Cabrita e Isabel Galvão.
Esta formação, apresenta um conjunto de propostas que unem a língua aos contextos socioculturais, corpo, espaço e propõe um cruzamento com a cultura e a identidade, usando as práticas do teatro associadas ao ensino, criação e apresentação. Os exercícios e a metodologia desta formação, bem como a parceria das formadoras, tem como base um projeto PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian, com o Conselho Português para os Refugiados (CPR).
Professor e Artista: Práticas Colaborativas em Sala de Aula
Por Sofia Cabrita e Maria João Gil.
Este curso surge como uma resposta às constantes necessidades de formação do pessoal docente, com a realização de ações de formação de qualidade, de carácter transdisciplinar no âmbito das práticas artísticas aplicáveis aos conteúdos do programa curricular do ensino básico e secundário. As exigências da escola dos dias de hoje pedem ainda uma articulação e colaboração entre docentes, de várias disciplinas, numa relação de cooperação e cultura de equipa.
Ações de Curta Duração
Árvore dos Patrimónios
Por Susana Bicho
Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas
folhas, à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo
como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores
das nossas identidades.
A Filosofia em Práxis: uma base para o exercício da cidadania
Por Rita Pedro.
Potenciar a infância através da Filosofia prática e da experimentação artística, e o potencial ético da prática da Filosofia com Crianças, nomeadamente a nível da erradicação do preconceito, da intolerância e da descriminação.
Cuidar: programação cultural a partir da escola
Por Elisabete Paiva.
O surgimento da função de coordenador de projeto cultural de escola, tal como as práticas de colaboração e interdisciplinaridade que o PNA pretende fomentar, justificam a compreensão e a aquisição de competências no campo da programação cultural.
Isto anda tudo ligado! - Oficina de Projetos interdisciplinares com as Artes
Por Margarida Mestre.
Como trazer as artes para perto e como tirar partido das experiências artísticas para ligar diferentes saberes, mundos e sensibilidades? Esta oficina ocupa-se de dar pistas e revelar experiências que incluam as práticas artísticas no desenho e implementação de projetos interdisciplinares.
Rodas dialéticas: o bárbaro é sempre o outro, o outro somos nós
Por Simone Donatelli
Pretende-se inspirar a necessidade em compreender o outro que existe em nós, a constituir um novo modo de pensar um mundo em que todos e todas possam ter direitos e deveres iguais em uma sociedade que executa as ações que escreve, com equidade de oportunidades.