A Academia PNA difunde o poder criativo e indisciplinador das manifestações artísticas e patrimoniais na escola e na ação educativa, tornando-a mais transdisciplinar e inclusiva.
As Ações de Formação aqui propostas aos Centros de Formação de Associação de Escolas foram concebidas por artistas e especialistas, pretendem capacitar professores, educadores, criadores e mediadores culturais para mobilizarem as artes e o património nos programas das diferentes áreas científicas curriculares – ajudando a desenvolver a sensibilidade estética, o reconhecimento das manifestações culturais e o pensamento crítico e criativo.
Com estas propostas, queremos ampliar o impacto da cultura no ensino e na aprendizagem, formal e não formal, e apoiar os docentes na sua lecionação: possibilitando maior articulação de conteúdos e competências nas diferentes áreas, o acesso a múltiplas linguagens artísticas e enriquecendo os seus referentes.
As Ações de Formação são acreditadas, em formato digital e presencial, e serão realizadas em parceria com os Centros de Formação de Associação de Escolas, existentes em todo o país.
Cursos e Oficinas de Formação
UM MUNDO ESCONDIDO NAS MARGENS DO PATRIMÓNIO
Por Manuela Braga
Indo para lá dos espartilhos das catalogações artísticas e arrumações históricas de saberes, propõe-se uma viagem que também saia da escola e procure envolver diferentes agentes culturais e recreativos em torno dos seus mistérios.
SURREAL.MENTE: olhar de novo escola através da arte e da inovação social.
Por Inês Gonçalves Moreira de Azevedo e Joana Conceição Vaz Rainha Mateus
Propõe-se um trabalho colaborativo e interdisciplinar, que incorpora novos códigos visuais e sensitivos, promotor de um entendimento transversal do currículo e fomentador de práticas renovadas e propositadas.
Arte e Matemática
Por Simão Palmeirim.
Oficina de Formação onde se contextualizam autores e movimentos artísticos fazendo ponte para vários temas da matemática, experimentando e desenvolvendo novos recursos pedagógicos para aplicar em sala de aula.
CIDADANIA, GÉNERO E ARTE - ARTISTAS PORTUGUESAS 1900-2020
Por Joana Simões da Luz Piedade e Raquel da Nazaré Feliciano
A arte potencia a mudança a longo-prazo, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cívica e da sensibilidade.
Árvore dos Patrimónios
Por Susana Bicho
Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas folhas, à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores das nossas identidades.
CURARE-CURADORIA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO : espaços entre a curadoria e o ensino-aprendizagem
Por Hugo Barata
A curadoria, hoje, procura expandir-se para além da conceção e realização de exposições, de forma a re-imaginar universos pessoais, fundamentar laços comunitários, assim como criar plataformas de ativismo social.
Comunicar sem distância
Por Inês Azevedo e Joana Mateus
A transição para o digital implica comunicar através de uma câmara e um microfone, pelo que é essencial ter noções básicas de acting, para garantir a eficácia da comunicação com os alunos.
Cinema Cidadania e Desenvolvimento
Por Associação Filhos de Lumiére
Formação incide nas questões de cidadania e direitos humanos, dirigida a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade com base nos programas europeus de educação cinematográfica CinEd e Shortcut.
LIDERANÇA ESCOLAR, CIDADANIA, CULTURA e TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Por Maria Luisa Oliveira; Maria Adelaide Franco; Margarida Mestre; Helena Marujo; Generosa do Nascimento
As lideranças de uma escola têm um papel determinante na promoção das condições e sinergias que proporcionam às respetivas comunidades educativas.
SEMIÓTICA DA COZINHA - Geometrias do corpo: arte, identidade e género.
Por Hugo Barata e Ana Rito
Este curso de formação teórico-prática pretende abordar diferentes linguagens, dispositivos e estratégias com vista a trabalhar o tema das questões de género a partir das Artes Visuais.
Educação para o Cinema
Por Cláudia Alves.
Devemos dar como assente a importância de ajudar as crianças e os jovens a usar, desfrutar e compreender as imagens em movimento, para serem capacitadas, não apenas tecnicamente, mas também culturalmente.
As Práticas Filosóficas e Artísticas para Formar Novos Cidadãos
Por Rita Pedro.
“Porque é que existimos?” a criança questiona e convida–nos a entrar no território do espanto filosófico, (que é também artístico)
Lugares da Infância: Filosofia, Arte e Cidadania
Por Rita Pedro.
Um desafio educativo e filosófico de se considerar a criança na sua singularidade, faz sentido apreendê-la enquanto ser pensante, dotada de capacidades reflexivas e filosóficas.
DAR VOZ, PENSAR, OUVIR E FAZER PARTE-Filosofia, Cidadania, Arte e Cultura
Por Rita Pedro.
Contribuir para o sucesso escolar e bem-estar das crianças migrantes oriundas de vários contextos socioculturais, invertendo a sua situação de vulnerabilidade e tornando a sua presença participativa enquanto fator de inclusão.
Cultura é Educação
Por Madalena Wallenstein.
A conceção da ação tomou como horizonte tangível as transformações educativas propostas por terceiros (Autonomia e Flexibilidade Curricular), a partir de um diálogo e experiência que se inscreve no campo da prática e no/com um contexto específico (Escola), projetando um debate comum ao nível da filosofia da educação e cultura.
Dança na Flexibilidade
Por Shilá Fernandes.
Na dança são trabalhadas todas as áreas do perfil dos alunos, conhecimentos capacidades e atitudes tendo impacto em todos os descritores. Como uma forma de arte deve ser ensinada através da experimentação, composição, interpretação e visualização/fruição de composições/coreografias. Esta ação pretende colmatar uma necessidade de formação específica desta matéria por parte dos docentes de educação Física.
Práticas Teatrais para o Ensino-Aprendizagem do Português Língua Não Materna
Por Sofia Cabrita e Isabel Galvão.
Esta formação, apresenta um conjunto de propostas que unem a língua aos contextos socioculturais, corpo, espaço e propõe um cruzamento com a cultura e a identidade, usando as práticas do teatro associadas ao ensino, criação e apresentação. Os exercícios e a metodologia desta formação, bem como a parceria das formadoras, tem como base um projeto PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian, com o Conselho Português para os Refugiados (CPR).
Professor e Artista: Práticas Colaborativas em Sala de Aula
Por Sofia Cabrita e Maria João Gil.
Este curso surge como uma resposta às constantes necessidades de formação do pessoal docente, com a realização de ações de formação de qualidade, de carácter transdisciplinar no âmbito das práticas artísticas aplicáveis aos conteúdos do programa curricular do ensino básico e secundário. As exigências da escola dos dias de hoje pedem ainda uma articulação e colaboração entre docentes, de várias disciplinas, numa relação de cooperação e cultura de equipa.
Ações de Curta Duração
Árvore dos Patrimónios
Por Susana Bicho
Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas
folhas, à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo
como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores
das nossas identidades.
Património, Memória e Cidadania
Por António Cerdeira
Reflexão conjunta sobre as questões do Património com o objetivo de atualizar
as práticas pedagógicas, valorizando as componentes local e regional do currículo, numa
perspetiva transdisciplinar.
Educação e Património de Proximidade
Por Susana Bicho
Esta formação desafia conceitos, questiona necessidades, aponta estratégias e
explora metodologias criativas para abordar transversalmente o património.
Mediação online em tempo real - Práticas criativas com ferramentas digitais
Por Margarida Mestre
Pretende-se com esta ação de formação passar da mediação presencial para a atividade online mantendo uma relação dinâmica e interativa com o participante.
Geração Soma - projeto artístico inclusivo em contexto escola
Por VO’ARTE
Esta ação de formação pretende mostrar caminhos alternativos em sala de aula, e de como a dança e outras linguagens artísticas criaram momentos de criatividade, bem estar sentido de pertença e empoderamento dos alunos.
Mergulhar: Entre a criação artística e os afetos
Por Ricardo Guerreiro Campos.
Uma viagem sensorial imersiva de partilha de estratégias e metodologias no âmbito das práticas artísticas contemporâneas e dos afetos
A Filosofia e a Arte na Infância
Por Rita Pedro.
Trata-se de despertar a atenção dos formandos para a necessidade de se desenvolver um trabalho a nível da escuta e da atenção, relativamente às perguntas que as crianças fabricam.
A Filosofia em Práxis: uma base para o exercício da cidadania
Por Rita Pedro.
Potenciar a infância através da Filosofia prática e da experimentação artística, e o potencial ético da prática da Filosofia com Crianças, nomeadamente a nível da erradicação do preconceito, da intolerância e da descriminação.
Cuidar: programação cultural a partir da escola
Por Elisabete Paiva.
O surgimento da função de coordenador de projeto cultural de escola, tal como as práticas de colaboração e interdisciplinaridade que o PNA pretende fomentar, justificam a compreensão e a aquisição de competências no campo da programação cultural.
Isto anda tudo ligado! - Oficina de Projetos interdisciplinares com as Artes
Por Margarida Mestre.
Como trazer as artes para perto e como tirar partido das experiências artísticas para ligar diferentes saberes, mundos e sensibilidades? Esta oficina ocupa-se de dar pistas e revelar experiências que incluam as práticas artísticas no desenho e implementação de projetos interdisciplinares.
A prática docente de Joseph Beuys: Escultura social em intervenções artísticas sócio educativas
Por Simone Donatelli
Cada um é um artista. A essência, o essencial e o amor; e a Revolução somos nós. O círculo de cultura proposto media e articula os três postulados com leituras de obras do artista
Rodas dialéticas: o bárbaro é sempre o outro, o outro somos nós
Por Simone Donatelli
Pretende-se inspirar a necessidade em compreender o outro que existe em nós, a constituir um novo modo de pensar um mundo em que todos e todas possam ter direitos e deveres iguais em uma sociedade que executa as ações que escreve, com equidade de oportunidades.