Ações de Curta Duração
01 - Mergulhar: Entre a criação artística e os afetos
Por Ricardo Guerreiro Campos.
Entre a criação artística e os afetos’ é uma viagem sensorial imersiva de partilha de estratégias e metodologias no âmbito das práticas artísticas contemporâneas e dos afetos. Acredita-se, pois, que ao“(…) apostar nas pedagogias criativas, fomentar a relação de empatia professor-aluno, dar voz e autonomia ao aluno, abordar de forma transversal as disciplinas e as literacias e ligar os conteúdos curriculares ao mundo real” (Assis, 2017, p.24), as artes vão descer do pedestal em que, muitas vezes, são colocadas, e vão tornar-se pele-com-pele, olhos-nos-olhos, na sincera experimentação de uma pedagogia do ser.
03 - A Filosofia em Práxis: uma base para o exercício da cidadania
Por Rita Pedro
Potenciar a infância através da Filosofia prática e da experimentação artística, e o potencial ético da prática da Filosofia com Crianças, nomeadamente a nível da erradicação do preconceito, da intolerância e da descriminação.
04 - Cuidar: programação cultural a partir da escola
Por Elisabete Paiva
O surgimento da função de coordenador de projeto cultural de escola, tal como as práticas de colaboração e interdisciplinaridade que o PNA pretende fomentar, justificam a compreensão e a aquisição de competências no campo da programação cultural.
05 - Isto anda tudo ligado! - Oficina de Projetos interdisciplinares com as Artes
Por Margarida Mestre
Como trazer as artes para perto e como tirar partido das experiências artísticas para ligar diferentes saberes, mundos e sensibilidades? Esta oficina ocupa-se de dar pistas e revelar experiências que incluam as práticas artísticas no desenho e implementação de projetos interdisciplinares.
09 - Árvore dos Patrimónios
Por Susana Bicho
Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas
folhas, à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo
como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores
das nossas identidades.
11 - A prática docente de Joseph Beuys: Escultura social em intervenções artísticas sócio educativas
Por Simone Donatelli
Cada um é um artista. A essência, o essencial e o amor; e a Revolução somos nós. O círculo de cultura proposto media e articula os três postulados com leituras de obras do artista
12 - Rodas dialéticas: o bárbaro é sempre o outro, o outro somos nós
Por Simone Donatelli
Pretende-se inspirar a necessidade em compreender o outro que existe em nós, a constituir um novo modo de pensar um mundo em que todos e todas possam ter direitos e deveres iguais em uma sociedade que executa as ações que escreve, com equidade de oportunidades.