Ações de Curta Duração
01 - Mergulhar: Entre a criação artística e os afetos
Por Ricardo Guerreiro Campos.
Entre a criação artística e os afetos’ é uma viagem sensorial imersiva de partilha de estratégias e metodologias no âmbito das práticas artísticas contemporâneas e dos afetos. Acredita-se, pois, que ao“(…) apostar nas pedagogias criativas, fomentar a relação de empatia professor-aluno, dar voz e autonomia ao aluno, abordar de forma transversal as disciplinas e as literacias e ligar os conteúdos curriculares ao mundo real” (Assis, 2017, p.24), as artes vão descer do pedestal em que, muitas vezes, são colocadas, e vão tornar-se pele-com-pele, olhos-nos-olhos, na sincera experimentação de uma pedagogia do ser.
02 - A Filosofia e a Arte na Infância
Por Rita Pedro.
Trata-se de despertar a atenção dos formandos para a necessidade de se desenvolver um trabalho a nível da escuta e da atenção, relativamente às perguntas que as crianças fabricam.
03 - A Filosofia em Práxis: uma base para o exercício da cidadania
Por Rita Pedro
Potenciar a infância através da Filosofia prática e da experimentação artística, e o potencial ético da prática da Filosofia com Crianças, nomeadamente a nível da erradicação do preconceito, da intolerância e da descriminação.
04 - Cuidar: programação cultural a partir da escola
Por Elisabete Paiva
O surgimento da função de coordenador de projeto cultural de escola, tal como as práticas de colaboração e interdisciplinaridade que o PNA pretende fomentar, justificam a compreensão e a aquisição de competências no campo da programação cultural.
05 - Isto anda tudo ligado! - Oficina de Projetos interdisciplinares com as Artes
Por Margarida Mestre
Como trazer as artes para perto e como tirar partido das experiências artísticas para ligar diferentes saberes, mundos e sensibilidades? Esta oficina ocupa-se de dar pistas e revelar experiências que incluam as práticas artísticas no desenho e implementação de projetos interdisciplinares.
06 - Mediação online em tempo real - Práticas criativas com ferramentas digitais
Por Margarida Mestre
Pretende-se com esta ação de formação passar da mediação presencial para a atividade online mantendo uma relação dinâmica e interativa com o participante.
07 - Geração Soma - projeto artístico inclusivo em contexto escola
Por VO’ARTE
Esta ação de formação pretende mostrar caminhos alternativos em sala de aula, e de como a dança e outras linguagens artísticas criaram momentos de criatividade, bem estar sentido de pertença e empoderamento dos alunos.
08 - Educação e Património de Proximidade
Por Susana Bicho
Esta formação desafia conceitos, questiona necessidades, aponta estratégias e
explora metodologias criativas para abordar transversalmente o património.
09 - Árvore dos Patrimónios
Por Susana Bicho
Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas
folhas, à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo
como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores
das nossas identidades.
10 - Património, Memória e Cidadania
Por António Cerdeira
Reflexão conjunta sobre as questões do Património com o objetivo de atualizar
as práticas pedagógicas, valorizando as componentes local e regional do currículo, numa
perspetiva transdisciplinar.
11 - A prática docente de Joseph Beuys: Escultura social em intervenções artísticas sócio educativas
Por Simone Donatelli
Cada um é um artista. A essência, o essencial e o amor; e a Revolução somos nós. O círculo de cultura proposto media e articula os três postulados com leituras de obras do artista
12 - Rodas dialéticas: o bárbaro é sempre o outro, o outro somos nós
Por Simone Donatelli
Pretende-se inspirar a necessidade em compreender o outro que existe em nós, a constituir um novo modo de pensar um mundo em que todos e todas possam ter direitos e deveres iguais em uma sociedade que executa as ações que escreve, com equidade de oportunidades.