Cursos e Oficinas de Formação
01 - Arte e Matemática - Presencial
Por Simão Palmeirim.
Oficina de Formação onde se contextualizam autores e movimentos artísticos fazendo ponte para vários temas da matemática, experimentando e desenvolvendo novos recursos pedagógicos para aplicar em sala de aula.
02 - Arte e Matemática - eLearning
Por Simão Palmeirim.
Curso onde se contextualizam autores e movimentos artísticos fazendo ponte para vários temas da matemática, experimentando e desenvolvendo novos recursos pedagógicos para aplicar em sala de aula.
03 - Arte e Transformação Digital - Presencial
Por Francisco Henriques e Simão Palmeirim
Perante a constante necessidade de manuseamento de imagens para os mais diversos fins, apresentam-se vários recursos de aplicação acessível e versátil, através de um percurso que nos conduz das primeiras formas de criação imagética à criação contemporânea e produção digital da imagem.
04 - Arte, Imagem e texto na transição digital -eLearning
Por Francisco Henriques e Simão Palmeirim
Perante a constante necessidade de aquisição, digitalização, preparação, modificação, manuseamento e composição de imagens para fins pedagógicos e administrativos, seja na preparação e apresentação de slides, de documentos didáticos para sala de aula, de documentação necessária em contexto administrativo, ou mesmo em contexto formativo, foram desenvolvidos múltiplos recursos pedagógicos de aplicação acessível e versátil.
05 - Árvore dos Patrimónios - Presencial
Por Susana Bicho
Sedutora, desafia-nos a refletir, partilhar e preencher criativamente as suas folhas, à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo como podem ser inspiradores das nossas vidas, mobilizadores das nossas atitudes e portadores das nossas identidades.
06 - Árvore dos Patrimónios - bLearning
Por Susana Bicho
O Património cultural é tudo aquilo que nos identifica, quer como pessoas únicas quer como cidadãos de um local, de um país ou do mundo inteiro. Ele não existe por si, implica sempre uma seleção. De imutável e perene transformou-se, atualmente, em algo cada vez mais abrangente, em constante mudança e, por isso, vulnerável. providente.
07 - Lugares da Infância: Filosofia, Arte e Cidadania
Por Rita Pedro
Um desafio educativo e filosófico de se considerar a criança na sua singularidade, faz sentido apreendê-la enquanto ser pensante, dotada de capacidades reflexivas e filosóficas.
08 - As Práticas Filosóficas e Artísticas para Formar Novos Cidadãos
Por Rita Pedro
“Porque é que existimos?” a criança questiona e convida–nos a entrar no território do espanto filosófico, (que é também artístico)
09 - Dar Voz, Pensar, Ouvir e Fazer Parte - Filosofia, Cidadania, Arte e Cultura
Por Rita Pedro
Contribuir para o sucesso escolar e bem-estar das crianças migrantes oriundas de vários contextos socioculturais, invertendo a sua situação de vulnerabilidade e tornando a sua presença participativa enquanto fator de inclusão.
10- Filosofia Prática para Crianças – eLearning
Por Rita Coutinho Afonso Mendes Pedro
Esta ação surge como resposta ao pedido de formandos que participaram, anteriormente, em formações da autora, e que no final das mesmas mostraram interesse em participar num curso de continuidade, de modo a superarem ás dificuldades associadas à experimentação.
11 - Educação para o Cinema
Por Cláudia Alves
Devemos dar como assente a importância de ajudar as crianças e os jovens a usar, desfrutar e compreender as imagens em movimento, para serem capacitadas, não apenas tecnicamente, mas também culturalmente.
12 - Bem Dita Poesia – dinâmicas para ensinar e dizer poesia fora da caixa
Por Paulo Condessa
Este curso foca-se na ideia de que a poesia dita pode mudar a nossa relação connosco, com os outros e com a língua materna. Através da exploração de sons, tons, ritmos, melodia da pronúncia, linguagem corporal, etc., podemos treinar-nos a ser mais livres, mais descontraídos, mais disponíveis para a beleza da vida e mais capazes de criar empatia com os outros.
13 - Voz Criativa, Leitura Colaborativa – inteligência emocional e expressão oral diversificada
Por Paulo Condessa
Este curso parte da ideia de que a Escola precisa de suavizar a complexa realidade comportamental e emocional que a desafia todos os dias. O excesso de conteúdos, de estímulos externos e a iliteracia emocional não favorecem a calma interior necessária a uma interacção tranquila entre alunos e professores. A poesia lúdica e cooperativa pode ajudar a ganhar leveza, a fortelecer os laços do grupo e a fomentar a alegria e o respeito por si e pelo outro.
14- Aqui eu conto! – Práticas Teatrais para o Ensino-Aprendizagem do Português Língua Não Materna
Por Sofia Cabrita e Isabel Galvão
A crescente necessidade de formar em PLNM para público adulto, jovem e
crianças. Nos últimos anos, para além do constante fluxo de emigração,
Portugal tem acolhido milhares de refugiados e requerentes de asilo, que têm
integrado o ensino regular e recebido formação para adultos em língua
portuguesa. Aprender a língua é uma urgência e fundamental no processo de
integração, sem a qual existe uma fragilidade que se transforma muitas vezes
em frustração, falta de autoestima, insegurança, dependência de intérpretes
ou recurso a uma língua de transição.
15 - A arte como ferramenta na educação inclusiva
Por Estrella Luna Muñoz
O trabalho colaborativo e ambientes de trabalho multidisciplinares do professor e a comunidade escolar são essenciais para uma educação inclusiva.
A criação de projetos e dinâmicas ativas, de interesse de necessidade para os alunos, os professores e a comunidade escolar incentiva um aprendizagem a partir da experiência.
A arte, a cultura e o património podem ser consideradas ferramentas que de forma criativa, criem uma adaptação curricular em conjunto com as
competências e habilidades do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Pelo que a prática e desenvolvimento do professor nestas dinâmicas procurando estratégias de trabalho diferenciado dos alunos, apoia o desenvolvimento da sua autonomia, de responsabilidade e de reflexão no seu próprio processo de aprendizagem.
16 - Educação é Cultura
Por Madalena Wallenstein
A conceção da ação tomou como horizonte tangível as transformações educativas propostas por terceiros (Autonomia e Flexibilidade Curricular), a partir de um diálogo e experiência que se inscreve no campo da prática e no/com um contexto específico (Escola), projetando um debate comum ao nível da filosofia da educação e cultura.
17 - Questionar, Pensar e Dialogar
Por Dina Mendonça
A formação mostra como a filosofia aumenta a capacidade de diálogo. Mostrar-se-á que ao promover o questionamento e ao cultivar o hábito de problematizar assuntos é criado um ambiente de comunidade de investigação para pensar com outros.
18 - Ir ao Fundo e Voltar - um mergulho às profundezas da História
Por Margarida Botelho
Este curso parte da obra “A Tartaruga e o Menino do Mar" para pensar na ilustração sequencial e no livro-cenário como ferramentas para construir histórias sobre a nossa relação com o mar, vamos transformar palavras e intenções em desenho 2D e 3D. No final, teremos um objeto surpresa que será também uma proposta lúdica para mergulharmos com os nossos personagens e ações.